MAHATMA GANDHI

 

MAHATMA  GANDHI

Mohandas Karamchand Gandhi (02/10/1869 – 30/01/1948) foi um advogado indiano, nacionalista anticolonialista e um político elicista que empregou em sua resistência de não violência para liderar a bem-sucedida campanha de independência de dominação Britânica. Ele inspirou o movimento por direitos civil e liberdade em todo o mundo.  Foi premiado na África do Sul, em 1914, como pessoa de grande alma e venerável com o título honorífico MAHATMA que foi conhecido em todo mundo.

Gandhi nasceu e foi criado numa família hindu na costa Gujarat. Seu pai Karamchand foi administrador de igreja e ministro chefe. Gandhi treinou em lei no Inner Temple em Londres e foi convidado para fazer parte do BAR (OAB no Brasil), em junho de 1891 com a idade de 22 anos. Depois de 2 anos incertos na Índia sem a certeza de sucesso mudou para a África do Sul (colônia britânica), em1893, para representar um comerciante indiano na ação jurídica. Permaneceu na África do Sul por 21 anos.

Lá na África do Sul ele criou a família e conseguiu o primeiro emprego.

Em 1915, com 45 anos, retornou a Índia e passou a fazer campanha pela independência da Índia organizando os camponeses, agricultores, fazendeiros e trabalhadores urbanos para protestar contra a discriminação e excessivo imposto.

Assumindo a liderança do Congresso Nacional Indiano em 1921, Gandhi liderou a campanha nacional para aliviar a pobreza, expandiu o direito das mulheres, construindo a amizade étnica e religiosa, terminando com intocabilidade e acima de tudo alcançando o governo autônomo ou autogoverno.

Gandhi adotou a roupa de tecido feito manualmente de fio, para identificar com o pobre indiano rural. Ele começou a viver na comunidade, comer comida simples e realizar longos jejuns em protesto político. Trazendo o nacionalismo contra colonialismo para os indianos comuns, Gandhi os liderou e desafiou a Inglaterra impondo o imposto do sal, em1930, e pedir aos Britânicos para deixar a Índia em 1942. Ele foi prisioneiro muitas vezes, por muitos anos, nos dois países: África do Sul e Índia.

A visão de Gandhi sobre a independência da Índia baseado no pluralismo religioso, foi desafiada no início da década de 1940, por nacionalismo muçulmano que exigiu uma pátria separada para os muçulmanos dentro da Índia Britânica.

Em agosto de 1947, a Grã Britânia concedeu a independência, mas o Império Indiano Britânico foi dividido em dois domínios: a Índia com a maioria hindu e em Paquistão de maioria muçulmana.

Essa medida fez o deslocamento de muitos hindus, muçulmanos e sikhs de suas terras e eclodiu um violento movimento religioso, especialmente, em Punjab e Bengala.

Gandhi não participou da celebração oficial da independência, mas visitou as áreas afetadas, tentando aliviar os sofrimentos. No mês seguinte ele realizou greve de fome para impedir a violência religiosa. O último desses atos começou no dia 12/01/1948, em Deli, quando ele tinha 78 anos e adicionou objetivos de devolver mesquitas aprendidas para os muçulmanos de Deli e pressionando a Índia para pagar ativos em dinheiro devido ao Paquistão. Isso se espalhou entre alguns hindus na Índia. Nathuram Godse, um hindu nacionalista de Pune, oeste da Índia, assassinou Gandhi, atingindo com três tiros no peito, em Deli, no dia 30/01/1948, numa comemoração religiosa na universidade dele.

O aniversário de Gandhi é comemorado na Índia no dia 02/10 como Gandhi Gigante, uma festa nacional e, mundialmente, como o Dia Internacional de Não Violência. Gandhi é considerado o Pai da Nação na Índia, e durante o movimento de muitas décadas depois, também, foi chamado de Bapu (carinhosamente por pai – papa ou daddy).

Comentários

Postagens mais visitadas