LEONARDO DA VINCI

Leonardo di ser Piero da Vinci (15/04/1452 – 02/05/1519) foi um italiano que é conhecido como um grande pintor de telas. Mas foi além de pintor, desenhista, engenheiro, cientista, teólogo, escultor e arquiteto. Apesar de sua conquista como pintor, ele tornou conhecido por seus cadernos onde citava vários objetos de estudos como a anatomia, astronomia, botânica, cartografia, paleontologia e a própria pintura.

Leonardo foi um gênio que representou o ideal da humanidade Renascentista. Sua coleção de obras é uma contribuição para os artistas das gerações seguintes, igualado somente com seu contemporâneo mais novo Michelangero.

Nasceu fora do casamento de um tabelião, Pietro da Vinci, e uma mulher de classe baixa, camponesa Caterina Lippi, perto de Vinci. Foi educado em Florença por um pintor e escultor italiano Andrea del Verrocchio. Seu nome ”da Vinci” é o local onde nasceu, na Vila de Vinci.

Ele começou sua carreira na cidade e ficou muito tempo a serviço de Ludovico Storza, em Milão. Ele trabalhou em Florença, em Milão novamente e, brevemente, em Roma e depois foi a França onde trabalhou por três anos onde foi trabalhar a convite de Francisco I que faleceu em 1519. Depois ficou exercendo várias funções, inclusive cultural.

Leonardo foi relatado por historiadores sobre vários aspectos de sua vida, mas Leonardo nunca falou de sua vida. Sabe-se que ele amava os animais e quando via alguns pássaros em engradados, comprava-os e soltava na natureza.

Leonardo foi identificado como um grande pintor na história da arte e é muitas vezes dito como o fundador da Alta Renascença e criou algumas das mais influentes pinturas da Arte do Ocidente. Sua grande obra é a Mona Lisa (1503) que é a sua melhor obra conhecida (trabalhou nela o resto de sua vida) e muitas vezes considerada como uma das mais famosas pinturas do mundo. A Última Ceia (1495) é a mais produzida como pintura religiosa de todos os tempos. O quadro Vitruvian Man (1490) é o desenho mais lembrado como uma cultura ícone.

Em 2017, o quadro Salvator Mundi, atribuído a Leonardo, foi a leilão e vendido no valor de US$450,3 milhões, O mais novo record em leilão público.

 


Comentários

Postagens mais visitadas