CANAL DE SUEZ

 

CANAL DE SUEZ

O Canal de Suez iniciou em 1.859 e terminou em 1.869.

O canal teve inúmeros problemas técnicos, políticos e financeiro. Finalmente foi superado, mas seu custo ficou mais do dobro do que foi originalmente estimado.

Inicialmente, a obra foi mantido pelos credores da Inglaterra e França com a ajuda da família Sursock que manteve o seguro de suporte internacional ao projeto.

A Companhia do Canal de Suez teve dificuldade financeira por dois anos após a abertura. Depois de várias análises e tentativas, resultou pelo estabelecimento pela Comissão Internacional de Constantinopla que estabeleceu um tipo específico de Tonelagem Líquida e resolvendo a questão de tarifa em seu protocolo de 18/12/1.873. Assim foi solucionado para o Canal de Suez com a Tonelagem Líquida que está em uso até os dias de hoje.

A obra começou na costa do futuro Port Said (Saida) em 25/04/1.859 com escavações até 1.864. Para cavar o canal com volume estimado em 74 milhões de metros cúbicos, exigiu muitas pessoas. Estima-se que mais de 1,5 milhões de pessoas de vários países participaram dessa atividade. Muitos trabalhadores faleceram de cólera e epidemias similares. Há estudos muito dispares a respeito.

De sua inauguração até 1.925, a Companhia do Canal de Suez criou várias cidades da companhia ao longo do canal para sua operação: Port Said em 1.869, no Mar Mediterrâneo; Port Twafik em 1.867, no sul da entrada, no Mar Vermelho; Port Fuad em 1.925, perto do Lago Timsah.

A inauguração ocorreu em 17/11/1.869, sob o controle da França. Começou na cerimônia de abertura em Port Said, em 15/11, com iluminação e fogos de artifício e banquete em iate do Egito e Sudão. Foram chegando convidados: Imperador Franz Joseph I, a Imperatriz Francesa Eugenie, o Príncipe coroado da Prússia, o Príncipe Louis da Hesse, além de outros convidados internacionais, inclusive americano. Houve cerimônias Cristã e Muçulmana em Igreja e Mesquita. Houve procissão de navios pelo canal com alguns problemas sanados. Houve cerimônias e festejos nas cidades construídas pela Companhia.

O navio SS Dido tornou o primeiro navio a passar pelo canal de sul ao norte.

 Tráfego no Canal de Suez, construído na Península do Senai pertencendo ao Egito, foi controlado pelos franceses e britânicos.

A história do canal é antiga: desde o Dario I do Irã; projeto do canal do faraó com propósito de ligar o rio Nilo ao Mar Vermelho, construído por Ptolomeu II, no século III a. C.; Napoleão com propósito da expansão econômica, entre outros projetos.

Em 26/07/1.956 o canal passou ao controle do Egito, consolidando como uma rota comercial importante entre a Ásia e a Europa.

Desde o conflito entre Israel e os países árabes, em 1.967, o canal permaneceu fechado até após a guerra do Yom Kipur, em 1.073, quando o canal foi desminado pela marinha americana e britânica. O canal foi reaberto ao tráfego em 1.975, após oito (8) anos.

O Canal de Suez possui, aproximadamente, 193 km de extensão, 24 m de profundidade e 365 m de largura, liga o Mar Vermelho (porto Suez) ao Mar Mediterrâneo (porto Saída). É considerado a principal rota marítima do mundo ligando o sudeste asiático com a Europa.

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