CANAL DE SUEZ
CANAL DE SUEZ
O Canal de Suez iniciou em 1.859 e terminou em 1.869.
O canal teve inúmeros problemas técnicos, políticos e
financeiro. Finalmente foi superado, mas seu custo ficou mais do dobro do que
foi originalmente estimado.
Inicialmente, a obra foi mantido pelos credores da Inglaterra
e França com a ajuda da família Sursock que manteve o seguro de suporte
internacional ao projeto.
A Companhia do Canal de Suez teve dificuldade financeira por
dois anos após a abertura. Depois de várias análises e tentativas, resultou
pelo estabelecimento pela Comissão Internacional de Constantinopla que estabeleceu
um tipo específico de Tonelagem Líquida e resolvendo a questão de tarifa em seu
protocolo de 18/12/1.873. Assim foi solucionado para o Canal de Suez com a Tonelagem
Líquida que está em uso até os dias de hoje.
A obra começou na costa do futuro Port Said (Saida) em
25/04/1.859 com escavações até 1.864. Para cavar o canal com volume estimado em
74 milhões de metros cúbicos, exigiu muitas pessoas. Estima-se que mais de 1,5
milhões de pessoas de vários países participaram dessa atividade. Muitos
trabalhadores faleceram de cólera e epidemias similares. Há estudos muito
dispares a respeito.
De sua inauguração até 1.925, a Companhia do Canal de Suez criou
várias cidades da companhia ao longo do canal para sua operação: Port Said em
1.869, no Mar Mediterrâneo; Port Twafik em 1.867, no sul da entrada, no Mar
Vermelho; Port Fuad em 1.925, perto do Lago Timsah.
A inauguração ocorreu em 17/11/1.869, sob o controle da
França. Começou na cerimônia de abertura em Port Said, em 15/11, com iluminação
e fogos de artifício e banquete em iate do Egito e Sudão. Foram chegando
convidados: Imperador Franz Joseph I, a Imperatriz Francesa Eugenie, o Príncipe
coroado da Prússia, o Príncipe Louis da Hesse, além de outros convidados
internacionais, inclusive americano. Houve cerimônias Cristã e Muçulmana em
Igreja e Mesquita. Houve procissão de navios pelo canal com alguns problemas
sanados. Houve cerimônias e festejos nas cidades construídas pela Companhia.
O navio SS Dido tornou o primeiro navio a passar pelo canal
de sul ao norte.
Tráfego no Canal de
Suez, construído na Península do Senai pertencendo ao Egito, foi controlado
pelos franceses e britânicos.
A história do canal é antiga: desde o Dario I do Irã; projeto
do canal do faraó com propósito de ligar o rio Nilo ao Mar Vermelho, construído
por Ptolomeu II, no século III a. C.; Napoleão com propósito da expansão
econômica, entre outros projetos.
Em 26/07/1.956 o canal passou ao controle do Egito,
consolidando como uma rota comercial importante entre a Ásia e a Europa.
Desde o conflito entre Israel e os países árabes, em 1.967, o
canal permaneceu fechado até após a guerra do Yom Kipur, em 1.073, quando o
canal foi desminado pela marinha americana e britânica. O canal foi reaberto ao
tráfego em 1.975, após oito (8) anos.
O Canal de Suez possui, aproximadamente, 193 km de extensão,
24 m de profundidade e 365 m de largura, liga o Mar Vermelho (porto Suez) ao
Mar Mediterrâneo (porto Saída). É considerado a principal rota marítima do
mundo ligando o sudeste asiático com a Europa.
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