EDUARDO III

 

EDUARDO III (1.312 – 1.377)

 

Foi rei de 1.327 a 1.377 (até seu falecimento).

É o primeiro dos reis longevos que relacionei.

Eduardo III sucedeu seu pai Eduardo II.

Notabilizou pelo sucesso militar e a restauração da autoridade real. Transformou em um do mais formidável poder militar da Europa. Nesses 50 anos de reinado viu o desenvolvimento legislativo, particularmente no Parlamento Inglês. Nessa época teve a peste bubônica. Salvou seu filho mais velho, mas teve que passar o trono ao seu neto Ricardo II.

Eduardo III foi coroado depois que seu pai foi deposto pela sua esposa Isabela da França e seu amante Roger Mortimer. Até a idade de 17 anos, Eduardo III conduziu com pleno sucesso contra Mortiner que, de fato, era o administrador do país, quando iniciou um reinado pessoal. Em 1.337, se declarou com direito a herança do trono da França. Começou a guerra conhecida como a Guerra dos 100 Anos, e que foi excepcional favorável a Inglaterra. Com ganhos territoriais, Eduardo III renunciou ao trono da França.

Eduardo III era um homem temperamental, mas capaz de dar clemencia de forma incomum. Tinha seu maior interesse nas guerras e foi admirado depois por séculos.

Repetindo, seu pai Eduardo II teve muitos problemas e, no final, foi forçado a renunciar o trono e seu filho assumiu (o trono) em 25 de janeiro de 1.327. Eduardo foi coroado como Eduardo III com 14 anos de idade.

Comentários

Postagens mais visitadas