KONRAD ADENAUER

 KONRAD ADENAUER

Konrad Hermann Joseph Adenauer nasceu em 05 de janeiro de 1876, em Colônia, reino da Prussia. Foi o terceiro filho de cinco do casal Johann Konrad Adenauer e Helena.

Quando ainda jovem foi influenciado no chamado Kulturkampt, a luta do estado de Prussia com a Igreja Católica, uma experiência que o levou a odiar para o resto de sua vida o Prussionismo, e ficou do lado católico do leste da Alemanha.

Como Adenauer tinha paixão por inventar, começou experimentar com plantas do jardim do fundo da casa, quando criança, o que não era bem vindo por seu pai, e dito a ele. Em 1904 ele inventou um motor a vapor de reação que deveria filtrar a poeira produzida pelo carro. Entretanto, como o seu hobby de invenção tornou mais caro, as atividades de Adenauer na área foi lentamente diminuindo.

Depois, no final da examinação da escola (Abitur) em 1894, Adenauer estudou direito e política na Universidade de Freiburg, em Munique e Bom, demonstrando capacidade acadêmica competente, mas não excepcional.

Em 1896, ele foi convidado para o exército da Prussia, mas ele não passou no teste físico, devido o problema crônico de respiração que tinha desde a infância. Ele foi Membro de várias associações de estudante católico. Ele se formou em 1900, e trabalhou depois como advogado no tribunal de Colônia por quatro anos.

Como devoto católico, ele participou do Partido Central em 1906, e foi eleito para o governo de Colônia, no mesmo ano. Em 1909, ele tornou Vice-Prefeito de Colônia na metrópole industrial com uma população de 635.00, em 1914. Em 1917, foi eleito por unanimidade, como Prefeito de Colônia, por um período de 12 anos, e reeleito em 1929. Em 1913, enquanto Prefeito de Colônia, foi também, Vice-presidente da Sociedade Colonial da Alemanha de 1931 a 1933.

Como católico fez oposição ao nazismo, e com advento de Adolf Hitler ao poder, foi expulso de seu cargo político, e obrigado a se aposentar. Foi preso em 1934 e em 1944, e sofreu muito no governo nazista. Foi libertado quando as tropas aliadas invadiram a Alemanha.

Adenauer foi chanceler da República Federal da Alemanha de 1949 a 1963 e presidente da União Democrata-Cristã (CDU) que fundou. Ele restabeleceu o exército alemão e o serviço Federal de Inteligência. Não reconheceu a Alemanha Oriental e transformou a Alemanha Ocidental em uma potência na Europa e aliado aos Estados Unidos da Guerra Fria.

Em 1963, renunciou ao cargo, aos 87 anos de idade.

Adenauer visou dar ao Povo Alemão a liberdade autêntica, inserir o país numa comunidade pacífica e a integridade europeia com regime democrático e desenvolvimento econômico, com bem-estar e equilíbrio sócia.

Adenauer foi agraciado em 1953 com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, em 1956 com Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espanha, do Valor, Lealdade e Mérito e, em 1963, da Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo de Portugal.

Adenauer morreu em 19/04/1967.

 

Comentários

Postagens mais visitadas