GEORGE WASHINGTON

 

GEORGE WASHINGTON

 

George Washington (22/02/1732 – 14/12/1799). Nasceu no condado de Westmoreland na Virginia, viveu 67 anos. Foi o primeiro Presidente dos USA de 04/07/1789 a 04/03/1797 (8 anos).

George Washington foi o primeiro filho entre os seis do segundo casamento de seu pai Augustine. Ele não era fechado com seu pai, mas raramente era mencionado nos últimos anos, era rebelde com sua mãe Mary Ball e quase não falava com os irmãos do primeiro casamento de seu pai, principalmente com filho mais velho – Laurence.

Washington contraiu varíola quando viajou com Laurence para Barbados, esperando que o clima curasse seu irmão de tuberculose.  Herdou o Monte Vernon com o falecimento da proprietária.

George Washington foi comandante do Regimento de Virginia durante a Guerra da França e Tribos Indígenas (1750 – 1763) quando recebeu o treinamento militar e de comando. Foi eleito para a Casa dos Burgueses da Virginia e se opôs a opressão percebida das colônias Americanas pela Coroa Britânica.

Quando da Guerra Revolucionária da América contra a Britânica que começou em 1775, Washington foi indicado como Comandante Chefe do Exército Continental. Ele dirigiu uma força mal organizada e equipada contra a disciplinada tropa Britânica. Washington e seu exército alcançou precoce a vitória no Cerco de Boston em março de 1776, mas foi forçado a se retirar da cidade de Nova York, em novembro do mesmo ano. Washington cruzou o rio Delaware e ganhou as batalhas de Trenton no final de 1776 e Princeton no início de 1777 e perdeu as batalhas de Branbywire e Germantown, mais tarde, no mesmo ano. Ele enfrentou críticas de seu comando, baixa moral da tropa e falta de provisão para a força, enquanto a guerra continuava. Em última análise, Washington liderou um combinado das forças Francesa e Americana para decidir a vitória sobre os Britânicos em Yorktown em 1781. Houve então o tratado de Paris, em 1783, e os Britânicos reconheceram a soberana independência dos USA. Washington renunciou, após o tratado, a sua comissão militar e então ficou como presidente da Convenção Constitucional em 1787, e escreveu a atual Constituição dos USA.








Washington foi eleito por unanimidade pelo Colégio Eleitoral em 1788 e de novo em1792. Como primeiro presidente dos USA, ele implementou um governo nacional forte, bem financiado, enquanto permaneceu imparcial na feroz rivalidade dentro de seu gabinete entre os ministros Thomas Jefferson e Alexandre Hamilton. Durante a Revolução Francesa ele proclamou a política de neutralidade enquanto apoiava o tratado de Jay com a Grã-Bretanha. Washington estabeleceu precedentes duradouros para o cargo de presidente, incluindo o republicanismo, transferir o poder pacificamente, usar do título “Sr. Presidente” e tradição de dois mandatos.

Em 1796, no discurso de despedida começou uma proeminente declaração no presidencialismo: Washington escreveu sobre a importância da unidade nacional, o perigo do regionalismo, do partidarismo e a influência externa que representa para ela.

Como plantador de tabaco e trigo no Monte Vernon, Washington possuía muitos escravos. Ele começou a se opor a escravidão perto do fim de sua vida, e providenciou a sua vontade dando emancipação dos escravos no testamento de 1799.

Washington é uma personalidade na Cultura Americana e tem sido extensivamente usado seu nome incluído na Capital Nacional e no Estado de Washington. Na enquete popular e acadêmica, ele é considerado o maior presidente na história Americana.

Comentários

Postagens mais visitadas