MARGARET THATCHER

 MARGARET THATCHER

Margaret Hilda Thatcher (13/10/1925 – 08/04/2013) foi uma política Britânica e estadista e que serviu como Primeira Ministra da Inglaterra de 1979 a 1990 e líder do Partido Conservador de 1975 a 1990.

Foi a Primeira Ministras que ficou mais tempo no cargo e primeira mulher; implementou a política econômica e foi chamada de a Dama de Ferro por seu estilo de liderança e ser intransigente na política.

Em 1992, depois de renunciar ao cargo de Primeira Ministra, ela se apresentou a Câmara dos Comuns e deram o título de Baronesa Thatcher, que fez com que ela tivesse um assento na Casa dos Lordes. Em 2013, ela faleceu de AVC no Hotel Ritz, em Londres.

Thatcher estudou química no Colégio Someville, em Oxford, e trabalhou em período curto fazendo pesquisa química antes de se tornar advogada. Casou com Denis Thatcher em dezembro de 1951.

Denis ajudou a esposa para conseguir bar (OAB). Ela se classificou barrister em 1953.

Thatcher era muito dedicada no que fazia, praticou política desde cedo. Ela foi eleita Membro do Parlamento de sua cidade em 1959 e ficou até 1970. Se tornou Secretária do Estado de Educação e Ciência no período de 1970 – 1974 quando Eduardo Heath foi governo. Em 1975, ela derrotou Hearth na eleição da liderança no Partido Conservador e se tornou líder da oposição e foi a Primeira mulher líder do maior partido político do Reino Unido.

Thatcher ganhou a eleição geral, se tornando Primeira Ministra, em 1979. Ela introduziu uma série de política econômica para reverter a inflação que conseguiu depois de muita luta. Sua filosofia política e econômica foi desregulamentar particularmente a área financeira, privatizando as empresas estatais e reduzindo o poder dos sindicatos.

Sua popularidade no primeiro ano diminuiu em meio a resseção e o crescimento do desemprego. A vitória na Guerra das Malvinas, em 1982 e a recuperação econômica trouxeram novamente o apoio e, em 1983, teve uma eleição esmagadora para mais um período como Primeira Ministra.

Thatcher escapou de um atentado em 1984, pela IRA Provisória, quando o Hotel Brighton foi bombardeado, e ela alcançou a vitória política contra a União Nacional dos Trabalhares de Minas, em 1984-1985, na greve dos mineiros. Thatcher foi reeleita para o terceiro mandato, novamente, com esmagadora vitória em 1987, mas a Taxa Comunitária foi amplamente impopular e a opinião da Comunidade Europeia e compartilhada por parte de seu gabinete contra ela, Thatcher renunciou ao cargo de Primeira Ministra, em 1992, a favor de John Major, o Chanceler do Tesouro.

Antes de se tornar Primeira Ministra da Inglaterra, em 1967, foi convidada pelos Estados Unidos da América no programa de líderes estrangeiros quando visitou muitas cidades, figuras políticas, instituições americanas e teve encontros inclusive com Paul Samuelson, Walt Rostow, Pierre-Paul Schweitz e Nelson Rockefeller.

Thatcher visitou, também, a União Soviética no verão de 1969.

Thatcher foi uma política Britânica muito polarizada, porém, visualizada favoravelmente e classificada na história e opinião política como Primeira Ministra britânica muita lembrança. Porém, seu Mandato provocou o renascimento do neoliberalismo político na Inglaterra.

Comentários

Postagens mais visitadas