M O Z A R T

 

M O Z A R T

Wolfgang Amadeus Mozart (27/01/1756 – 05/12/1791) foi um grande e influente compositor do período clássico. Apesar de sua curta vida, seu rápido ritmo de compositor resultou em mais de 800 obras, representando muitos gêneros clássicos acidentais de seu tempo. Muitas de suas composições são reconhecidas como repertório de sinfonias, concertos, câmaras, operas e coral.

Mozart é largamente relembrado como um dos maiores compositores na história da música acidental, com suas admiradas músicas por suas belas melodias, sua forma elegante e riquezas de harmonia e textura. 

 

Para esclarecer:

- SINFONIA é uma composição que caracteriza pela multiplicidade de executores para cada instrumento e pela diversidade de timbres.

- CONCERTO é para um ou mais instrumentos solistas e pode ser acompanhado por uma orquestra ou um piano. Modernamente é dito para qualquer espetáculo musical.

- CÂMARA é música que pode ser executado em salas pequenas.

- ÓPERA é um gênero artístico teatral que consiste em drama acompanhado de música e que combina música e canto.

- CORAL é a um coro de grupos de cantores distribuídos por tessitura de suas vozes.

- SOLO é o desempenho de um só instrumento ou de um cantor que canta sozinho.

 

Mozart nasceu em Salzburg. Foi um prodígio desde a sua primeira infância. Com a idade de cinco anos era um competente em teclados e violino. Ele compôs e apresentou diante da realeza europeia. Seu pai o levou no grande tour pela Europa e três viagens à Itália. Aos dezessete anos foi músico na corte de Salzburg e cresceu agitado e viajou em busca de melhores posições (emprego), por Paris, Mennheim, Munique e novamente em Salzburg. Durante esses períodos teve contato com muitos músicos e outros compositores e compôs cinco concertos de violino, sinfonia Concertante e concertos para flauta e harpa bem como peças e missas.

Enquanto visitava Viena em 1781, Mozart foi demitido de sua posição em Salzburg e ficou em Viena onde ele alcançou fama, mas com pouca segurança financeira. Durante sua pouca idade em Viena ele produziu muitas composições notáveis, tais como óperas, várias sinfonias e uma dúzia de concertos de piano.

No final de sua vida, Mozart escreveu muitas de suas melhores obras, inclusive suas três sinfonias, culminando na sinfonia de Júpiter, a serenata Eine Kleine Nachtmusik, seu concerto de clarinete, as quatro óperas e seu Requiem. O Requiem ficou inacabado e foi completado por amigos e discípulos de Mozart.

Seu pai Leopold Mozart foi compositor, regente, professor de música e violinista. Casou com Anna Maria Perti Mozart que foi compositora. Tiveram 7 filhos, sendo que 5 morreram quando crianças. Sobreviveram Maria Anna Mozart, conhecida por Mannerl, que foi a irmã mais velha de Wolfgang Amadeus Mozart e foi musicista na Europa. Amadeu Mozart foi o sétimo filho.

Aos 17 anos, Mozart conseguiu um emprego como músico da corte com o Príncipe Archebispo de Salzburg e, cresceu para se consagrar como um dos melhores compositores de todos os tempos. Isto aconteceu devido treino constante, esforço durante toda a vida e a autocrítica severa sobre suas obras. Foram esses fatores que levaram realmente Mozart a ser lembrado e venerado como um grande compositor.

A ópera Flauta Mágica é considerada a grande obra-prima de Mozart e a mais popular, embora tenha outras óperas, missas e Requiem. A mais bonita é Eine Kleine Nachtmusik ou Serenata nº 13. Outras composições de destaque: Sinfonia nº 40, As Bodas de Fígaro etc.

Para não ficar apenas em Mozart, tivemos grandes compositores, entre os quais:

1)    Ludwing Van Beethoven (1770 – 1827)

Inspirou fortemente em Mozart, se tornou um dos maiores compositores da história. Ele foi perdendo a audição ao longo de três décadas e compôs a 9ª sinfonia quando estava totalmente surdo, a 3 anos de sua morte. Compôs ainda entre outras composições: Para Elisa, Quinta sinfonia, Primavera, Sonata para piano nª14 etc.

2)    Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)

Tinha o dom de improvisar e memorizar as músicas, muito versátil aperfeiçoava magistralmente a música que já existia na época. Sua obra “Missa em Si Menor” é considerada a maior composição musical da história. Compôs ainda entre as principais obras: Concertos de Brandenburgo, A Arte da Fuga, Cravo Bem Temperado, Suítes Francesas etc.

3)    Frederic Chopin (1810 – 1849)

Foi do período romântico. Compôs entre outros: Polinaise Heroica, Estudos, Polonaise Militar, Noturno, Op.  9 nº 2, Esquerzo nº 2 etc.

4)    Richard Wagner (1813 – 1883)

Foi um compositor alemão do período romantismo e foi revolucionário na arte. Suas principais obras: A Proibição de Amar, Lohengrin, Riezi, Tristão e Isolda etc.

5)    Antonio Vivaldi (1678 – 1741)

Foi um padre católico e compôs 770 obras, sendo 477 concertos e 46 operas. Principais obras: As Quatro Estações e Ercole su’l Termodonte.

6)    Franz Shubert (1797 – 1828)

    Foi um artista austríaco e escreveu mais de 600 canções. Foi um dos artistas mais executados do século XIX. Suas principais obras: Sinfonia nº 1, Sinfonia nº 2, Missa em lá bemol, Serenata etc.

7)    Johannes Brahms (1833 – 1897

Foi um compositor alemão e suas principais composições: Sinfonia nº  3, Sinfonia nº 4, Abertura Trágica etc.

8)    Johann Strauss II (1825 – 1899)

Foi um compositor austríaco da época do romantismo. Suas principais composições: Danúbio Azul, Valsa do Imperador, Vozes da Primavera, Contos dos Bosques de Viena etc.

9)    Piotr Ilich Tchaikovsky (1840 – 1893)

Foi um compositor russo do período do romantismo. Suas principais obras: O Lago dos Cisnes, O Quebra Nozes, Concerto nº 1, A Bela Adormecida etc.

Entre outros.

          

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas