PEDRO VAZ DE CAMINHA

 PEDRO VAZ DE CAMINHA

Pedro Vaz de Caminha como foi conhecido na história do Brasil, foi na verdade o Pero Vaz de Caminha.

Seus pais foram Vasco Fernandes de Caminha e Isabel Afonso que tiveram três filhos: Pero, Fernando e Afonso Vaz.

Seu nascimento, não se sabe ao certo, mas atribuem que foi no ano 1450, na cidade de Porto, onde viveu a maior parte de sua vida. Seu falecimento, segundo se sabe, morreu em combate contra os muçulmanos entre 16 ou 17 de dezembro de 1500.

Caminha casou com D. Catarina e teve uma filha chamada Isabel de Caminha, embora tenha se separado da esposa depois.

Se pai Vasco Fernandes de Caminha como o filho Pero Vaz, para melhor desempenhar seus cargos, precisavam exercitar a prática e desenvolver o conhecimento da escrita. Sua família pertencia a fidalgos portugueses, e Pero Vaz exerceu vários cargos públicos além de ter sido vereador da Câmara Municipal de Porto.

Em 1500, foi nomeado, pelo rei D. Manuel I, escrivão da feitoria para ser erguido em Calecute, na Índia. Esta foi a razão pelo qual se encontrava na nau capitania da armada de Pedro Álvares Cabral quando os portugueses descobriram o Brasil. Cabral era Cavaleiro de Ordem de Cristo desde 1494.

Pero Vaz eternizou como autor da carta de 01/05/1500, em Porto Seguro, Bahia, ao rei de Portugal D. Manuel I, considerado a certidão do nascimento do Brasil, em 22/04/1500, dando as primeiras impressões do Brasil. O primeiro nome dado ao Brasil, como consta na carta de Pero Vaz, foi Ilha de Vera Cruz.

Cabral enviou três navios, para Portugal para dar a notícia ao seu rei, dos treze navios (nove naus, três caravelas e uma noveta de mantimentos) que partiu de Portugal em 09/03/1500.

A carta de Pero Vaz permaneceu em segredo, e só foi publicado no século XIX, por envolver relatos sobre a descoberta. Como foi publicado, em português antigo, teve que ser adaptada para o momento da publicação. 

Comentários

Postagens mais visitadas