MICHELANGELO

 

MICHELANGELO

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (06/03/1475 – 18/02/1564), conhecido, simplesmente, como Michelangelo, foi em italiano, nascido na República de Florença.

Michelangelo foi escultor, pintor, arquiteto e poeta da Alta Renascença e conhecido como o melhor artista documentado no século VI e elogiado por biólogos contemporâneos como o melhor talento de sua era.

Michelangelo alcançou fama cedo. Duas das melhores obras conhecidas são a Pietá e David que foram esculturadas antes de seus trinta anos. Embora ele não se considerava pintor, criou duas mais influentes afrescos da história da arte ocidental: Genesis no teto da Capela Sistina em Roma e O Último Julgamento no altar da parede. Ele projetou a Livraria Laurentina que foi a primeira arquitetura maneirista.

Michelangelo, com a idade de 71 anos, sucedeu Antonio de Sangello the Younger que faleceu como arquiteto da Basílica de São Pedro e que estava finalizando eu projeto. Michelangelo fez algumas modificações na parte oeste e na cúpula e terminou o projeto.

Michelangelo foi o primeiro artista do Oeste que teve a sua biografia publicada enquanto vivo. Giorgio Saven propôs que o trabalho de Michelangelo como artista fosse o maior nas três artes que desenvolveu: escultor, pintor e projetista. Teve muitos artistas seguintes tentando imitar o estilo expressivo e contribuiu para o crescimento do maneirismo.

Seu pai Ludovico di Leonardo Buonarroti Simoni era administrador judicial da cidade e sua mãe era Francesca di Neri del Miniato di Siena. Alguns meses depois que Michelangelo nasceu seus pais retornaram a Florença onde Michelangelo foi criado. Em 1481 sua mãe faleceu e Michelangelo foi criado por uma babá e seu marido, cortador de pedra, na cidade de Settignano, onde o pai de Michelangelo era proprietário de uma pedreira de mármore e também de uma pequena fazenda. Foi onde Michelangelo passou a ter amor por mármore.

Quando jovem Michelangelo foi enviado a Florença para estudar gramática, mas mostrou desinteresse e passou a copiar pintores de igreja e procurou a companhia de pintores.

Naquele tempo Florença era o maior centro de arte e aprendizado da Itália. A arte era financiada pelas associações comerciais e patronos ricos como a família Médici. Durante a infância de Michelangelo, os pintores foram chamados de Florença para decorar as paredes de Vaticano da Capela Sistina. Em 1488 com a idade de 13 anos, Michelangelo foi aprendiz de Ghirlandaio um dos pintores que teve o maior trabalho em Florença. Em 1489, Lorenzo de’ Medici, como governador de Florença, pediu a Ghirlandaio os dois melhores pupilos. Ghirlandaio indicou Michelangelo e Francesco Granecci.

De 1490 a 1492 Michelangelo estudou na Academia Humanística fundada por Medici e esculpio Madona de the Stair (Senhora da Escada) e Battle of the Centauros.



                                                    SENHOR DA ESCADA


Em 08 de abril de 1492 morreu Lorenzo de Medici e em consequência Michelangelo retornou a casa do pai.

De 1492 a 1499 Michelangelo esteve em Bolônia, Firenze e Roma.

Em 1493, esculpiu o Crucifixo em madeira, e deu de presente ao prior da igreja de Florença de Santo Espírito. Assim pode estudar a anatomia dos cadáveres do hospital da igreja.

Em 1493 e 1494 comprou um bloco de mármore e esculpio a estátua maior de Hércules (tamanho grande).

Em fins de 1495, com a derrota de Charles VIII, rei da França, Florença ficou mais calma e Michelangelo retornou a Florença e serviu como empregado da corte de Médici, apesar da influência do governo de Savorarola que tinha expulsado, anteriormente, o Médici de Florença.

Durante a expulsão de Médici, Michelangelo saiu de Florença e estudou, além de esculpir várias obras. Quando retornou a Florença, Michelangelo fez pequenas estátuas, durante meio ano.

Em 25/06/1496 chegou a Roma com a idade de 21 anos. Em 04/07 começou a trabalhar na comissão do Cardeal Riario, na estátua do tamanho natural de Romana do vinho deus Bacchus. Após concluído o trabalho, o mesmo foi rejeitado pelo Cardeal, e como consequência, entrou na coleção do banqueiro Jacopo Gall, para seu jardim.

Em novembro de 1497, o embaixador francês para o Holy See, Cardeal Jean de Bilhères Lagraulas contratou-o para esculpir uma Pietá, uma escultura mostrando a Virgem Maria de luto com o corpo de Jesus.

 O contrato foi acordado em agosto no ano seguinte, e Michelangelo estava com 24 anos. Logo seria considerada uma das maiores obras primas de escultura do mundo “uma revelação de todo o potencial e força da arte de escultura”. Opinião do contemporânea era resumido por Vasari: “É certamente um milagre que um bloco de pedra, sem forma, pudesse ter sido reduzido a uma perfeição da natureza, dificilmente é capaz para ser criado”. Está agora localizada na Basílica de São Pedro.

 


                               PIETÁ                              

 Em Florença de 1499-1505.

Michelangelo, retornou a Florença em 1499 depois da execução de Savonarola.

Em 1504, Michelangelo completou sua mais famosa obra, a estátua de David, símbolo da liberdade de Florença. O trabalho definitivamente estabeleceu sua proeminência com uma habilidade técnica extraordinária como escultor e força simbólica de imaginação.

Elogiado por vários consultores como Leonardo da Vinci, Botticelli entre outros importantes consultores e de amigos, como Francesco Granocci. Foram chamados juntos para posicionamento final da Piazza de Signoria, em frente do Palazzo Vecchio.

Michelangelo, foi também chamado para outras obras de destaque, atendendo os pedidos. Podemos citar a obra Holy Family, dessa época, contratada por Angelo Doni para dar de presente a sua esposa Maddalena Strozzi e cuja obra é conhecida como Doni Tondo e está na Galeria Uffizi, em Florença, com uma moldura magnífica que é o projeto atribuído a Michelangelo.

A estátua de David está agora na Academia, enquanto uma réplica ocupa seu lugar na Praça.

                                                             DAVID

Comentários

Postagens mais visitadas