JACQUES DE MOLAY

 

JACQUES DE MOLAY

Jacques de Molay foi o 23º e último Grão-Mestre dos cavaleiros Templários. Foi leader de 20/04/1292 até quando o Papa Clement V dissolveu a Ordem, no ano 1312. Pouco se sabe da vida de Molay, mas ficou conhecido como o melhor grão-mestre dos Templários.

A ordem dos Templários foi fundada em 1118, formado por monges guerreiros da ordem religiosa. Formou comandantes para dar suporte ao esforço para libertar a Terra Santa (Jerusalém) dos muçulmanos. Eram inspirados na tecnologia e declarados éticos. Eram religiosos e militares a serviço.

Os templários ficaram muito ricos e poderosos por receberem terras na Europa e vários outras doações.

Jacques de Molay era francês, e imagina-se que entrou na ordem com 21 anos. Quando Grão-Mestre da ordem tinha como meta fazer uma reforma na Ordem para defender a Terra Santa.

O rei da França, Philip IV, estava muito em débito, na época, para os Templários e queria dissolver a Ordem para ficar com a fortuna dos mesmos. Isto só aconteceu, a dissolução, por ordem pelo Papa Clement V, em 1312.

Molay e muitos templários franceses foram presos, em 1307, e foram torturados para fazer falsa confissões. Quando Molay, mais tarde, retirou a sua confissão, e como consequência, Philips, rei da França, mandou queimar Molay numa fogueira na ilha do rio Sena em frente a catedral de Notre-Dame de Paris, em março de 1314. Supõe que ele tinha, nessa época, em torno de 70 anos.

Molay lutou nas Cruzadas e na luta contra os mamelucos no Egito recuou para Cipres. Em Cipres, estavam Molay e o 22º Grão-Mestre, Thibaud Gaudin. Este faleceu em 1292, e foi substituído por Jacques de Molay. Assim começou as suas atividades como Grão-Mestre da Ordem.

Os templários tiveram um ramo em Portugal, desde 1122, liderados pelo mestre provençal Gualdim Pais que se tornou uma figura lendária. Os cavaleiros templários tiveram importante papel em Portugal, inclusive na libertação da Espanha, em 1143.

Com o passar dos séculos, a Ordem de Portugal acumulou imensas riquezas e tornou poderosa, como Ordem de Cristo fundada em 1319, após a dissolução dos templários pelo Papa Clement V.

Em 1910, com o fim da monarquia portuguesa, a Ordem de Cristo foi extinta. Porém, em 1917, a ordem foi revivida com seu Grande-Mestre eleito Presidente de Portugal, e ficou ativa até a fim do mandato.

Os Templários de Portugal foram valorizados e ajudaram na Era dos Descobrimentos que durou do século XV até o século XVII. E com a dissolução dos templários portugueses (Ordem de Cristo) não se sabe o destino de sua riqueza.

 

Comentários

Postagens mais visitadas