ZOROASTRO

 

ZOROASTRO

Zoroastro foi um profeta e fundador espiritual do zoroastrismo. Foi o primeiro profeta de religião monoteísta documentado.

 Dizem alguns estudiosos que ele viveu em torno do século VII e VI a.C., durante o império Aquemênida, perto dos períodos de Ciro o Grande e Dario I. Ciro o Grande fundou a origem da Pérsia, em 550 a.C. e faleceu em 530 a.C., aproximadamente. Dario I governou a Pérsia, com a morte de Cambises I seu tio, como Imperador de 521, aproximadamente, a 486 a.C.

O local onde nasceu Zoroastro não se sabe ao certo, porém, dizem que nasceu na Pérsia e se desenvolveu na Índia. Sabe-se que foi profeta que viveu na Pérsia (hoje Irã), onde foi importante, também, teve muitos seguidores em Azerbaijão. Foi o fundador da religião dos antigos iranianos, inclusive dos imperadores da Pérsia por muito tempo.

A religião zoroastrismo sobreviveu na Pérsia desde a sua fundação até o 7º século d.C., e declinou com a conquista da Pérsia pelos Mulçumanos Árabes.

Acredita-se que Zoroastro criou os 17 hinos na língua Avestan.

Zoroastro pregoava o bem contra o mau. Dizia que lutam em vão os que são a favor das trevas e das mentiras que disputam o mundo com as potências da Luz e da Verdade e que são as pessoas de pensamentos, palavras e de boas ações. A verdade é como se fosse consigo etc.

A terra, o fogo, o ar e a água eram sagrados. Criou o Templo do Fogo Sagrado onde so entrava homens, era proibido para as mulheres, e onde, também, passavam os comerciantes zoroastristas das caravanas.

O livro em Avestan foi queimado por Alexandre o Grande, durante a invasão na Pérsia pelos gregos.

O zoroastrismo influenciou no judaísmo, no cristianismo e no islamismo pela crença da imortalidade da alma.

 

 

 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas