ABRAHAM LINCOLN

 

ABRAHAM LINCOLN

(12/02/1.809 – 15/04/1.8650

 

Abraham Lincoln, nasceu em 12/02/1.809 em Hodgenville, Kentucky – EE.UU., e foi criado na fronteira com o estado de Indiana. Filho de camponeses humildes. Durante a infância se dedicou a ler livros que pedia aos amigos e vizinhos.

Lincoln foi advogado, político e estadista. Foi o 16º presidente dos EE. UU. Venceu a guerra contra os Confederados, aboliu a escravidão nos EE. UU. e modernizou a economia dos EE.UU. Foi assassinado, como presidente, em 1.865.

Começou a trabalhar, em 1.831, em Illinois numa loja de produtos gerais.

Em 1.832 se candidatou para Representante da Casa de Illinois, porém, interrompeu a campanha para servir como Capitão da Milícia de Illinois durante a Guerra do Falcão Negro. Quando retornou ao lar, formou uma parceria com William Berry de 21 anos, com quem ele comprou uma loja de produtos gerais chamada New Salem, no crédito, e que passou a vender bebidas. Em 1.833 a casa passou a se chamar Lincoln-Berry General Store. Mas, em seguida, Berry tornou alcoólatra, bebia no serviço, e Lincoln teve que gerenciar. Embora o negócio estivesse crescendo, Lincoln vendeu a sua parte, devido as dificuldades financeiras.

Lincoln como conseguia falar para multidão, se candidatou para delegado de New Salem, mas perdeu a eleição por falta de educação formal, poderosos amigos e dinheiro.  Lincoln então serviu como diretor do correio em New Salem e mais tarde como agrimensor. Precisava estudar e tornar advogado.

Para tornar advogado, procurou estudar textos legais emprestados nos escritórios de advocacia, comprar livros e tornar advogado autodidata, com próprio esforço. Em seguida, dedicou a advocacia.

Lincoln foi líder do Partido Whig, legislador no estado de Illinois e congressista dos EE.UU. por Illinois. Em 1.849, ele retornou ao seu escritório de advocacia em Springfield, Illinois.

Em 1.854 irritado com a lei Kansas-Nebraska que abriu a escravidão no território, resolveu entrar novamente na política, tornando logo líder do Partido Republicano.

Em 1.858 debateu contra Stephem A. Douglas na campanha do senado.

Em 1.860 concorreu para presidente e viajou pelo Norte para conseguir a vitória.

Os estados do Sul, que tinham a escravidão, viram nele uma ameaça a escravidão e formaram os Estados Confederados da América.

Pouco mais de um mês que Lincoln assumiu a presidência, as forças dos Confederados atacaram o Forte Sumter dos EE. UU. na Carolina do Sul, bombardeando-o. Lincoln mobilizou as forças armadas para suprimir a rebelião e restaurar a União.

Lincoln, era um republicano moderado, procurou conversar com amigos e opositores tanto dos partidos Republicanos como Democratas, e procurou gerenciar, distribuindo patrocínio políticos, apelando ao povo americano, supervisionando a estratégia e tática num esforço de guerra, incluindo seleção de generais e incrementando bloqueio naval ao comércio do Sul.

Em 1.863 emitiu a Proclamação da Emancipação da escravatura nos estados em rebelião, dizendo que os escravos estão livres, e instruiu o Exército e a Marinha para aceitar no serviço armado dos EE. UU.. Lincoln, também, pressionou os estados fronteiriços a proibir a escravidão e alterou a Constituição dos EE.UU. introduzindo a emenda abolindo a escravidão, exceto, os punidos por crimes.

Lincoln administrou a própria campanha para a reeleição, procurou recuperar a devastação da guerra. Quando, em 14/04/1.865, cinco dias após a rendição dos Confederados, assistia uma peça no Teatro da Ford, em Washington DC, com sua esposa Mary, foi surpreendido por um simpatizante dos Confederados, chamado John Wilkes Booth e que foi por este baleado mortalmente.

Lincoln é lembrado como um mártir, um herói por sua liderança em tempo de guerra, preservar a União do País e abolir a escravidão. Lincoln é classificado, nas pesquisas populares e acadêmicas, como o maior presidente da história Americana.

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas