Van Gogh

 

VINCENT WILLEM VAN GOGH (1853 – 1890)

 

Vincent Van Gogh, como é conhecido, nasceu em 30/03/1.853, na Holanda, filho de Theodores Van Gogh (1.822 – 1.885) e Anna Cornelia Carbentus (1.819 – 1.907). Foi o filho mais velho da família, porque quem seria o filho mais velho nasceu natimorto em 1.852. Van Gogh teve cinco irmãos: Ana Cornelia Van Gogh, Theo, Elizabeth (conhecida como Lies), Willinin (conhecido como Wil) e Cornelis (conhecido como Cor).

A província North Brabent onde nasceu Van Gogh era predominantemente católica, seu pai foi ministro protestante da igreja Dutch Reformed e sua mãe vem de uma família tradicional bem posicionada.

O nome Vincent vem de seu avô paterno negociante de artes e seus três filhos exerceram a mesma função e um tio avô era escultor.

Theodores casou com Anna em maio de 1.851 e se mudou para Zundert, na Holanda.

Van Gogh se comunicava somente com Wil e Theo. Theo foi comerciante de artes e tinha muitos relacionamentos e que remetia dinheiro a Van Gogh.O pai de Van Gogh, Theodorus, como pastor protestante, tinha uma vida modesta, mas a igreja supria a família com uma casa, empregada doméstica, duas cozinheiras, jardineiro, carruagem e cavalo. Sua mãe Anna era de família abastada e metódica.

Van Gogh era sério e atencioso e sua mãe e a governanta o ensinavam em sua residência. Em 1.860 (com 8 anos) foi colocado em uma escola do local. Em 1.864 (com 11 Anos) foi colocado em internato numa escola em Zevenbergen onde se sentiu abandonado e desejava voltar para o lar. Em vez disso, em 1.866, seus pais o colocaram numa escola de ensino médio em Tilburg onde ele sentiu profundamente infeliz.

Seu interesse pela arte começou na idade jovem e foi encorajado pela mãe a fazer desenhos que eram muito expressivos. O professor Constant Cornelis Huijomans que teve bons sucessos em Paris, foi seu professor em Tilburg; sua filosofia era rejeitar a técnica em favor das impressões das coisas, particularmente da natureza e dos objetos comuns. Mas Van Gogh, muito infeliz, não aproveitou bem as lições e retornou abruptamente a sua casa, em março de 1.868. Mais tarde, ele escreveu que na sua juventude foi austero e frio.

Em julho de 1.869 9com 16 anos) seu tio conseguiu um lugar para Van Gogh ser comerciante de artes na Goupil & Cia., em Hague. Terminou seu treinamento, em 1.873, foi transferido para a filial de Londres, da Goupil, na Southampton Street. Foi um período de muita felicidade para Van Gogh que com 20 anos estava ganhando mais do que seu pai como pastor. Foi o ano melhor da vida de Van Gogh, segundo Jo esposa de Theo.

Na Inglaterra, Van Gogh se apaixonou por Ursula Loyer, filha do proprietário da pensão, e que foi rejeitado por ela. Isto o deixou transtornado.

Seu pai e tio arranjaram uma transferência para Paris, em 1.875, como comerciante de artes, mas Van Gogh sentiu que a arte foi mercantilizada, não gostou, e foi demitido em ano mais tarde.

Por volta de 24 anos, a sua religiosidade se tornou importante em sua v ida. Estudou com afinco nos Países Baixos, por três anos, mas foi reprovado nos exames religiosos. Se dedicou aos pobres na região de uma mineração e não teve sucesso. Van Gogh continuou a fazer sermões, vivendo longe da família. Theo o ajudava mandando dinheiro e material de desenho. Foi quando ele (Van Gogh) abandonou tudo, e com 27 anos tomou a decisão de ser um artista. Passou de 1.880 a 1.885 desenvolvendo a sua técnica, mas no início, não queria estudar arte, formalmente, em uma academia. Theo o recomendou em carta que estudasse. Van Gogh seguiu o conselho do irmão. Theo envia dinheiro para manutenção e material de pintura. Foi assim que Van Gogh comentar a óleo.

Em Haia passou à morar com Sien Hoornick uma mulher eu tinha pousado para ele.  Vincent queria casar com ela, mas seus familiares desaprovaram.

Nesses períodos Van Gogh pintava com muita dedicação, mas viviam pobre ao ponto de adoecer e foi levado ao Hospital.

Em 1.885 seu pai faleceu na sua igreja em Nuenen, e que o abalou muito.

Muito determinado a ter sucesso como artista, continuou em sua missão. Os “Comedores de Batata” foi um dos quadros que Van Gogh trabalhou com mui afinco, mas não foi bem aceito na época. Com isso, Van Gogh deixou os Países Baixos, foi para Antuérpia e, depois, à Paris. Neste último, conviveu com grandes pintores impressionistas da época como, Claude Monet, Picasso, Paul Gauguin etc. Mais tarde, conheceu a técnica do pontilhado e gravuras japonesas. Aos 34 anos, Van Gogh estava desenvolvendo seu próprio estilo de pintura.

De Paris, foi para Arles, no litoral da França, onde passou longas horas pintando o campo, nos pomares, enfeitava com flores de primavera. Visitando o litoral, pintou barcos de pesca e pontes. Inspirado nas paisagens, pintou com poderosas pinceladas e cores vibrantes.

No verão de 1.888 fez suas melhores obras, como o mais famoso de todo, ”Os Girassóis”. Em 15 meses produziu 200 pinturas e muitos desenhos. Os “Quatorze Girassóis” foi pintado em agosto de 1.888. Van Gogh adorava girassóis.

Van Gogh convidou Gauguin para morar em Arles, mas tinha um temperamento muito forte e no final de 1.888 o relacionamento dentre eles estava muito tenso. Van Gogh sofria de doenças e alucinações que o atormentava com frequência e chegou ao ponto de cortar parte de sua própria orelha esquerda. Van Gogh foi levado ao hospital inconsciente, onde ficou por três dias inconsciente. Theo foi de Paris visitar o irmão. Poucos dias depois, ele já estava parecendo recuperado e voltou a pintar.

Ao longo da vida, Van Gogh pintou muitos autos retratos, em diferentes situações: alegre, infeliz, determinado ou fumando seu cachimbo.

Em maio de 1.889, Van Gogh pediu para ser transferido do hospital de Arles para o asilo em Saint-Rémy, onde ficou por um ano. Continuou trabalhando fazendo pinturas, onde os médicos eram compreensivos e o deixavam fazer os passeios para pintar. De dezembro de 1.888 até sua morte, em 1.890, Van Gogh completou mais de 450 trabalhos.

Van Gogh se mantinha, no final da vida, com café e álcool.

Em maio de 1.890, Van Gogh deixou a asilo Saint-Rémy, onde continuou pintando, e se mudou a Paris. De Paris foi para Auvers-sur-Oise que ficava perto de Paris, onde foi tratado pelo psiquiatra Dr. Paul Gachet. Nesse local, escreveu ao Theo dizendo que estava cansado e com seus passos vacilando.

Em 27 de junho de 1.890, com 37 anos, foi ao campo, como de costume e deu um tiro em si mesmo e faleceu dois dias depois, nos braços do Theo.

Os trabalhos de Van Gogh só foram reconhecidos após a sua morte e seu estilo forte influenciou muitos artistas.

As pinturas de Vincent Willem Van Gogh, seu nome completo, fazem parte do acervo particulares em todo mundo. Mas a maioria dos quadros, desenhos e cartas estão conservados no Museu Van Gogh de Amsterdam, capital da Holanda.

Em 1.987, a pintura de girassóis, pintado em 1.888, foi vendido por 25 milhões de Libras Esterlinas.

 

Comentários

Postagens mais visitadas