RAINHA VITÓRIA

 

RAINHA VICTORIA (1.819 – 1.901)

 

A rainha Victoria foi rainha do Reino Unido da Inglaterra e Escócia de 20/06/1.837 até sua morte em 1.901. Reinou por 64 anos e é a quarta longevo relacionada.

Victoria nasceu em 24 de maio de 1.819 e faleceu em 22 de janeiro de 1.901. É filha do Prince Edward e da princesa Victoria of Saxe-Coburg-Saalfed. Foi neta de rei George III, e era a quinta pessoa na linha de sucessão. Com o falecimento de seu pai e de seu avo George III e dos sucessores George (rei George IV) e sua filha Princess Charlotte, Fredeick Duke of York sem filhos, ficou em segundo lugar na sucessão, tendo em primeiro lugar na sucessão seu tio William que reinou como Willam IV.

Victoria, era nesse período menor de 18 anos, foi criada pela sua mãe e seu controlador John Conroy que foram muito severos e a isolaram, e que deixavam Victoria muito irritada.

Foi batizada com o nome de Alexandrina Victoria.

Durante a sua criação, sua mãe dormia no mesmo quarto e suas lições incluíam os idiomas francês, alemão, italiano e latim, mas ela gostava e falava, em casa, era o idioma inglês.

O rei William IV contrário ao sistema de criação de Victoria, torcia para que ele não morresse antes que a Victoria completasse 18 anos, para evitar que a Duquesa tomasse o poder.

Em 1.836 em diante, teve muitos pretendentes para casamento. Mas Victoria deu preferência ao seu primo Prince Abert, apresentado pelo seu tio Leopoldo , rei da Bélgica, antes mesmo de completar 18 anos. Prince Albert  era filho de Ernest I, irmão do rei Leopoldo.

Victoria tornou rainha, com o falecimento do seu tio William IV aos 71 anos, em 20/06/1.837, menos de um mês depois que Victoria completou 18 anos, em 24/05/1.837.

Alexandrina Victoria, após tornar rainha, seu primeiro nome foi retirado, a  seu pedido, passando a ser chamada de Rainha Victoria.

Victoria tornou rainha do Reino Unido da Inglaterra e da Escócia em 23/06/1.837 e foi coroada em 28/06/1.838, na Abadia Westmister quando mais de 400 mil visitantes foram a Londres para a celebração. Procurou casar depois do conselho do Primeiro Ministro e conselheiro Melbourne sugerir casamento para ter uma vida mais distante da mãe.

Casou-se com Prince Albert em 10/02/1.840 e tiveram oito (8) filhos, apesar de a rainha dizer que não gostava de amamentar e achar os recém-nascidos feios. Foi um casamento de muita felicidade. Príncipe Alberto (em português), após o casamento, tornou-se o conselheiro da Rainha.

Foi a Rainha mais longevo até o seu reinado. Governou o Reino Unido e ficou conhecida como “Era Victoria”. Foi um  período quando a indústria, a política, a ciência e mudanças militares tiveram grandes expansões, no Império Britânico.

Com a morte de Alberto, em 1.861, a rainha Victoria mergulhou num isolamento voluntário, e o Reino Unido teve crescimento do Partido Republica e, temporariamente, grande força política.

Na segunda metade do seu reinado, recuperou a popularidade e no seu Jubileu de Ouro e Diamante foram de grande celebração do público.

A Rainha Victoria faleceu em 1.901 com a idade de 81 anos e foi a última monarca da Casa de Hanover. Foi sucedida por Eduardo VII, imperador da Índia, seu filho, que foi rei de 22/01/1.901 a 06/05/1.910, sua morte. Este foi sucedido por George V.   

 

Comentários

Postagens mais visitadas