A ORIGEM DO IRAN

 

A ORIGEM DO IRÃ

 

Irã é uma das civilizações mais antigas do mundo. Começou com a formação do reinado Elamita há 4.000 mil anos antes de Cristo. Foi unificado por Medas no sétimo centenário antes de Cristo e atingiu seu ápice nos reinados de Ciro II, o Grande, de seu filho Cambizes II e Dario I. Com a expansão do reino, resultou na criação do Império Persa pelo Ciro II.

Após a derrota definitiva dos assírios em 610 a.C. os Medas ocuparam territórios que é hoje o Irã, a Ásia Menor, a Anatália e a Lídia.

Em 550 a.C., Cirro II, de origem persa, derrotou os Medas e tomou o trono. Em seguida, os persas conquistaram a Lídia, Jônia, a Caria, a Lícia e a Babilônia após derrotarem o rei Nabonido, em 538 a.C. Sucedendo seu pai Ciro II, Cambizes II conquistou, por meio de força militar e de política liberal para com os povos submetidos, um império que se estendia do Mediterrâneo ao rio Indo e que incluía o Egito. Cambizes II apesar das conquistas, foi considerado um rei louco. Matou sua irmã grávida e abandonou o trono em 522 a.C., sem descendentes. Houve em seguida, tentativa de usurpação do trono, e então Dario deu um golpe e assumiu o trono com o nome de Dario I e reinou de 521 a 476 a.C. O império atingiu o auge territorial sob Dario I que conquistou o vale do rio Indo, a leste, e a Trácia, a oeste. A sua invasão a Grécia foi frustrada na Batalha de Maratona. Dario afastou o comandante e decidiu ele próprio comandar o exército e planejou invadir a Grécia, mas morreu antes. Seu filho Xerxes I, também tentou ocupar a Grécia, mas foi derrotado na Batalha de Prateias, em 479 a. C..

Durante o Império Aquemênida, o zoroastrismo, fundado pelo profeta Zoroastro, primeira religião monoteísta, tornou-se a religião dos governadores e da maior parte do povo da Persa, e foi um dos elementos definidor da cultura Persa. O zoroastrismo foi levado a oeste e influenciou o judaísmo.

A Persa Aquemênida uniu povos e reinou em todas as principais civilizações de uma vasta região. A influência cultural de Ciro II é notada, pelos historiadores nos dias de hoje nos iranianos modernos, apesar das críticas dos intelectuais.

O comércio com a China, iniciado durante a era Aquemênida através da Rota da Seda, permitiu a introdução da cultura budista na Persa trazida da Índia.

Ciro II:

Ciro II viveu de 600 a.C. – 530 a.C. Foi o fundador do Império Aquemênida, o primeiro império Persa. Criou um grande império que o mundo não havia visto, do Mar Mediterrâneo, a Ásia Central e Parte da Ásia Oriental. Ciro não invadiu o Egito por ter morrido em batalha, em dezembro de 530 a.C.

O reinado de Ciro o Grande durou 30 anos.

Seu sucessor e filho Cambizes II conquistou o Egito, a Núbia e Cirenaica (uma região oriental do Líbano).

Ciro o Grande respeitava os costumes e religião das terras conquistadas. Formou um modelo para a administração, estabelecendo um governo de trabalho para obter, como objetivo, o lucro. Foi muito amável com a população conquistadas, em direitos humanos, políticos e estratégia militar. Porém, sabia quando morto, a sua cidade seria destruída, porém, pediu que não destruíssem o seu túmulo.




TÚMULO DO CIRUS II

Dario I:

Dario foi filho de Hystaspes e neto de Arsames (....) nasceu em 550 a.C.. Casou várias vezes, sendo a primeira esposa a Atossa filha de Ciro II e teve quatro filhos, sendo Xerxes o primeiro que assumiu o trono como Xerxes I, com a morte de Dario I, em outubro de 486 a. C..

Dario I sucedeu Cambizes II depois da tentativa de usurpação e através de golpe de estado, por ser comandante da força persiana, tornando rei do Império Aquemênida de 522 a 486 a. C..

Com Dario I o Império atingiu o seu auge territorial. Dario I organizou o império e dividiu em 20 províncias, chamadas de satrapias, que era supervisionado por governadores (satrapas). Construiu 2.400 km de estradas de modo a ligar o seu extenso império e, também, construiu 190 caravaçarai  (espécie de abrigo para animais e pessoas) ao longo da estrada. Instituiu um sistema tributário para cobrar impostos de cada província e adotou agentes secretos.

Seu comandante invadiu a Grécia, mas fracassou na Batalha de Maratona, embora tenha conquistado áreas da Macedônia. Segundo a história, o nome Maratona ficou conhecido como a “Corrida de Maratona”, no esporte, pelo fato que o soldado grego escolhido, chamado Felípedes, percorreu aproximadamente 42 km entre a batalha de Maratona, na planície de Maratona, até Atenas para anunciar aos cidadãos de Atenas a vitória dos exércitos atenienses contra os persas, em 490 a. C.. Ao dar a notícia, logo morreu com desgaste da missão. Em 1896 foi realizada, em Atenas, a Olimpíadas e a maior corrida de 42.195 km, chamou de “Corrida de Maratona” e que hoje, normalmente, percorre em ruas e estradas.

Dario afastou o comandante da invasão e planejou ele próprio invadir a Grécia e por três anos esteve preparando homens e navios, mas com a revolta no Egito e uma doença o afastou do intento e morreu em 486 a.C.

Seu sucessor e filho Xerxes tornou rei com o nome de Xerxes I de 486 a 470 a. C..

Xerxes I continuou a administração de Dario I e ampliou a cidade e território. Tentou conquistar a Grécia mas fracassou, embora o Império Aquemênida fosse o mais poderoso, organizado e bem administrado.

 

 

CIDADE DE DARIO I


CIDADE DE DARIO I



CIDADE DE DARIO I




TÚMULO DE DARIO I

  

Nos últimos anos da dinastia Aquemênida foram marcados pela decadência. Foi a oportunidade do rei Felipe II da Macedônia, governante da maior parte Grécia e seu filho Alexandre decidirem aproveitar a fraqueza da Persa. Após a morte de Felipe II, Alexandre invadiu a Persa e derrotou a força de Dario III, em Isso, em 334 a. C.. Dario III partiu em fuga, mas foi perseguido por Alexandre que o matou nas proximidade de Nataz. O maior foco de resistência Aquemênida foi nas proximidades do palácio real em Persépolis. Enfim, o império Persa estavas nas mãos dos gregos. Alexandre o grande destruiu Persépolis, embora tenha se arrependido mais tarde.

A colonização grega continuou até cerca de 250 a.C., difundindo a língua, a filosofia e a arte grega.          

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas