AZERBAIJÃO

 

AZERBAIJÃO

O local onde situa hoje o país Azerbaijão foi área dominada pelo Irã até a invasão Rússia Imperial. Na guerra de 1.804 a 1.813 com a vitória russa imperial sobre o Irã deu origem no século 19 o domínio da Rússia na área hoje de Azerbaijão e Geórgia.

Azerbaijão, Geórgia e Arménia foram dominados pelos russos e foram libertados em 1.991 quando a União Soviética foi extinta. Os russos levaram dinheiro e bens desses países, e deixaram a população em situação difíceis para sobrevivência. Passaram 5 a 7 anos para se recomporem.

As informações relatadas aqui foram fornecidas pelo guia turístico que nos acompanhou na viagem a Azerbaijão e se chamava Azir Zahir que nos recebeu na entrada do país em 17/06/2019.

Arménia e Geórgia foram os sofreram os países que mais sofreram. O Azerbaijão tinha petróleo, mas sem dinheiro para comprar equipamentos. O governo decidiu privatizar tudo e os terceiros foram os que se responsabilizaram em trazer os equipamentos. Com a percentagem de 25% do petróleo extraído que ficava com o governo, o país se ergueu e hoje é uma potência de petróleo e gás.

O petróleo, em Azerbaijão, foi descoberto em 1.848.

Azerbaijão tem área estimada em 85.000 km quadrados com uma população aproximada de 10,0 milhões de habitantes sendo 85% turcos e são na maioria Xiitas, mas não há conflitos entre Xiitas e Sulitas.

 Ali foi genro e primo do profeta Maomé e casou com Fátima, única filha de Maomé, e que deu origem aos Xiitas. O profeta Maomé que nasceu em 571, em Meca, e, segundo a história, foi descendentes de dois profetas Abrahão e Ismael. Com a morte do profeta Maomé, em 632, foi criada a religião islâmica: islamismo.

No país Azerbaijão, as mulheres não usam a cabeça coberta. As que usam (cobertas) são turistas árabes.

O idioma falado é próprio de Azerbaijão, e em segundo lugar, usa-se o idioma russo. A população tem 95%  alfabetizados ou seja, sem analfabetos.

Baku é a capital com uma população estimada em 4,0 milhões de habitantes.

Em 1.918 com a dissolução da monarquia russa, Azerbaijão ficou independente até 1.920 quando da invasão dos russos comunistas e ficou novamente sob domínio russo até 1.991 quando da dissolução da União Soviética.

Em Azerbaijão há emprego pleno, porém há 5% da população que não quer trabalhar, embora tenha emprego à vontade e casa para todos.

A moeda é Manat e 1S$=1,65 manat.

O país produz seda, tapetes, nozes, queijos, frutas e verduras. Hoje o turismo vem crescendo. Tem amizade com todos os países com exceção da Arménia (tivera guerra e matanças cruéis). O limite com os russos é a montanha do Caucaso que vai até Baku.

O sistema de governo é Presidencialismo com 125 Deputados. A eleição é a cada 5(cinco) anos e o Presidente pode se eleger indefinidamente. O país foi reinado de 1.993 a 2.003.

Em 2019 havia 1,0 milhão de refugiados.

O petróleo e gás produzido é 80% no mar Cáspio e 20% na península de Baku. Azerbaijão tinha até 1.920, 40 milionários e quando os russos comunistas dominaram, tudo foi tomado.

De 2.001 a 2.005, 50% do petróleo do mundo era de Azerbaijão e era o petróleo fino. Durante a Segunda Grande Guerra os russos usaram muito o petróleo de Azerbaijão e hoje tem petróleo para os próximos 50 anos. Exporta mais de 40 milhões de barris/ano. Tem muito oleoduto para Turquia além de refinarias (na Turquia). Existe projetos para fazer oleodutos para Europa além de continuar investindo em pesquisas de petróleo.

O mar Cáspio não é um mar, é um lago de água salgada e tem mais de 1.200 rios a alimentá-lo. A pesca é permitida no lago e alimenta parte da população, embora se diga que o mar esteja muito sujo de petróleo.

Em Baku há uma grande área onde existe a lembrança do Zoroastro. Zoroastro é considerado um profeta que nasceu na Pérsia e desenvolveu na Índia até o século II a. C.  Criou a primeira religião Monoteísta. Até o século XIX tinha muito zoroastrismo em Azerbaijão por onde passavam os comerciantes que cultivavam esta religião. O Templo Zoroastro, em Baku, foi construído no século VI.

Com a criação da República Federativa de Azerbaijão em sua independência em 1.918, foi criado o primeiro Parlamento Republicano no mundo muçulmano, e esse Parlamento votou que a mulher teria o mesmo direito dos homens. Uma outra grande conquista, em Azerbaijão, nessa época, foi criada a primeira Universidade no Leste Muçulmano.

Em seguida, pode-se ver fotos de Azerbaijão para ter uma ideia como era a cidade em 2019.





















































































































































 

Comentários

Postagens mais visitadas